O profissional de RH: quem é e que habilidades e competências se esperam dele

Em 03 de junho é comemorado o Dia do Profissional de RH.  Com a pandemia de COVID-19, os mais apressados podem achar que esse profissional pouco pode fazer neste momento atípico. Um grande engano. A ele cabe proporcionar aos colaboradores da empresa os cuidados essenciais em atividades presenciais e também encontrar formas para que a cultura organizacional persista no trabalho remoto ou em quaisquer outras condições adversas.

 

Mas, para além do momento que estamos vivendo, quais competências um profissional de Recursos Humanos deve desenvolver?

A todo momento fala-se do RH do futuro. Nós, da Evolluir, preferimos falar do RH do presente, porque é a partir da nossa percepção e da nossa ação agora que vamos chegar a um futuro melhor, mais integrado e próspero.

 

A área de Recursos Humanos permite diversidade de perfis, o que a torna muito interessante. Não é apenas uma questão de formação acadêmica, mas de habilidades e competências importantes para uma área que, além de administrar a vida dos profissionais em uma organização, orienta a empresa a adotar medidas estratégicas para que cresça de forma sustentável em parceria com seus profissionais.

 

 

Competências necessárias para um profissional de RH

 

  • Visão estratégica é a primeira. Além de tê-la, é preciso colocá-la em prática. Para isso, é essencial estar próximo dos demais executivos da empresa, ser ouvido e respeitado.
  • Obviamente é preciso saber fazer a gestão de pessoas e ter a habilidade de influenciá-las, qualquer que seja seu nível hierárquico.
  • Autoconhecimento é fundamental. Só assim é possível estimular as pessoas a também se conhecerem e se desenvolverem. Aprimorar continuamente sua inteligência emocional também é muito importante, além de respeitar seus próprios limites e os de seus pares.
  • Ser humanista e também digital e analítico. Aliás, a análise de dados está fazendo a diferença em todas as áreas. Dados nos trazem informações riquíssimas para direcionar o planejamento e a estratégia.
  • Ter visão sistêmica desenvolvida e profundo conhecimento do negócio da sua empresa. Conhecimentos sobre administração, economia, marketing, vendas, produção, jurídico, finanças e tendências de mercado ajudam muito.
  • Forte habilidade de comunicação e sociabilização.

Posto tudo isso, impossível não deixar uma reflexão: estamos nesta direção? Se sim, ótimo. Se não, hora de correr atrás.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Copyright 2021 © todos os direitos reservados

Fique por dentro da Evolluir.

Uma vez por mês você receberá nossa newsletter com todo o conteúdo que precisa para Evolluir

Assine já!