Autor: Otto Sharmer
Editora: Alta Books
Em “Liderar a partir do futuro que emerge”, Otto Sharmer mostra como líderes capacitados para ter um novo olhar sobre os desafios do mundo atual podem representar “um sopro de vida em um sistema agonizante”. Ao longo de sua análise, Sharmer levanta questões que a rotina atribulada não nos permite responder, tais como “por que estamos criando de forma coletiva resultados que ninguém quer?” e “a quem os líderes estão servindo de fato?”.
Para Sharmer, mais do que garantir que tarefas sejam executadas, liderar é ter o hábito de olhar acontecimentos e comportamentos em uma perspectiva mais ampla. O líder deve estar muito mais interessado no “como” do que no “o que” e tenta perceber as motivações que originam as ações. Para isso, ele deve ativar e ajustar três ferramentas interiores: a mente aberta, o coração aberto e a vontade aberta.
Autor: Kevin Cashman
Editora: Mbooks
Cashman instrui líderes a aproveitar sua autenticidade e influência para impactar profunda e positivamente indivíduos, equipes e empresas. Para isso, divide o percurso do líder em sete “áreas de domínio”: Domínio Pessoal, Domínio da Ação, Domínio da Mudança, Domínio do Ser, Domínio da Resiliência, Domínio do Propósito e Domínio Interpessoal.
Em “O Novo Paradigma da Liderança”, Barrett traz o modelo dos sete níveis de consciência da
liderança: sobrevivência, relacionamentos, autoestima, transformação, coesão interna, interdependência e servir.
Segundo ele, os líderes que aprendem a atender às necessidades da empresa compreendidas nessas sete áreas passam a funcionar a partir de uma consciência de espectro total, adquirindo mais resiliência e obtendo mais sucesso.
O livro é organizado em seis partes divididas entre os princípios e conceitos fundamentais do novo paradigma da liderança e a aplicação destes princípios na autoliderança, na liderança com os outros, da organização e da sociedade. O livro também traz dois anexos, com informações sobre a origem do modelo dos sete níveis de consciência e uma metodologia de aprendizado.
Autor: Fred Kofman. Editora: Harer Collins (BR)
Editora: Harper Collins
Fred Kofman faz parte da minha formação e é uma referência para mim. A palavra propósito está banalizada, mas Kofman tem uma visão que vai muito além do que vem sendo explorado atualmente. Para ele qualquer organização deve ter um “projeto de imortalidade”, um grande propósito. Esse conceito vai além da Missão, Visão e dos Valores da empresa e deve perpassar a estrutura, a cultura e as relações dentro e fora da organização. Não é uma abstração, mas uma ideia que permeia estratégia, projetos, ações da empresa e também a forma como ela se relaciona com seus públicos e com a comunidade.
Autor: João Ubaldo Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
Apesar de ser baseado em fatos reais da história brasileira, é uma narrativa com personagens fictícios, que se entrelaçam com os episódios da trajetória do Brasil.
O livro, que é ao mesmo tempo crítico e cômico, nos ajuda a entender nosso momento histórico. Com uma narrativa acessível, João Ubaldo escreveu uma das grandes obras da literatura brasileira.
Autor: Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras
Conta a história de um bancário, Joseph K, que é processado sem saber o motivo. Num longo e arrastado procedimento judicial, o personagem sequer entende porque está passando por tantas provações. O livro é uma dolorosa visão do mundo moderno, com suas leis, regras e descaso por aqueles que não têm pleno entendimento dos princípios que regem a Justiça e a burocracia.
Autor: John Kotter
Editora: Campus
Quando John Kotter escreveu seu livro em 1996, ninguém poderia imaginar o ritmo e a magnitude das mudanças que estavam por vir. Uma verdadeira revolução na economia global, que ainda persiste e pode explicar muito sobre nossa realidade atual.
Autor: Nassim Nicholas Taleb
Editora: Best Seller.
Acontecimentos improváveis e impactantes transformam nossa trajetória.
Depois de ocorridos, tentamos dar sentido a eles e torná-los menos aleatórios.
A esses acontecimentos, o autor dá o nome de Cisnes Negros. O 11 de Setembro é um exemplo desse tipo de acontecimento histórico.
Para ele é impossível fazer previsões. Ao invés disso ele prefere ajudar o leitor a lidar com o inesperado.
Acredito que estejamos diante de um Cisne Negro dos grandes, a Covid_19.
Leitura imprescindível.
Autor: Gabriel Garcia Marquez
Editora: Record
Um dos meus livros prediletos. Marquez é dono absoluto da narrativa. Além da beleza de seu texto, o autor nos prende do começo ao fim.
Autor: Gabriel Garcia Marquez
Editora: Record
A morte de Santiago Nasar está anunciada desde a primeira linha da história. Toda a comunidade sabe do iminente assassinato movido por vingança, mas nada nem ninguém o salva de seu trágico fim. Gabriel García Márquez monta um quebra-cabeça com a superposição de versões do último dia do jovem do ponto de vista de diversas testemunhas.
Um livro incrivelmente perturbador. Uma narrativa jornalística e investigativa avassaladora.
Autor: Milan Kundera
Editora: Companhia das Letras
A festa da insignificância foi aclamado pela crítica e despertou enorme interesse dos leitores na França e na Itália, onde logo figurava em todas as listas de best-sellers. Milan Kundera coloca em cena quatro amigos parisienses que vivem à deriva, uma existência sentido.
Para Kundera não há fronteira entre a filosofia e a ficção. Com isso, somos levados, por seu texto a profundas reflexões, sem o peso e a formalidade das discussões acadêmicas.
Autor: Milan Kundera
Editora: Companhia das Letras.
Segundo Italo Calvino, “o peso da vida, para Kundera, está em toda forma de opressão. O romance nos mostra como, na vida, tudo aquilo que escolhemos e apreciamos pela leveza acaba bem cedo se revelando de um peso insustentável”.
Publicado em 1982, o romance narra a vida de quatro personagens capazes de tudo para vivenciar o prazer e que tentam com a mesma intensidade mitigar o peso interior que carregam e a opressão que os cerca.
Autores: por Hans Rosling, Ola Rosling, Anna Rosling Rönnlund
Tradutor: Vitor Paolozzi
Editora Record
Os métodos de Mindfullness aplicado ao bombardeio de informações que temos hoje. Concentração e foco no presente para perceber o que é fato, o que é real e a partir de informações fidedignas elaborar suas opiniões. Realmente, parece libertador em meio a tantas informações falsas.
Autor: Adam Grant
Tradução: Sergio Rodrigues
Editora: Sextante
Como os inconformistas e criativos mudam o mundo. Como perceber se uma nova ideia é realmente inovadora, como incentivar a nossa capacidade criativa e ganhar aderência das pessoas às nossa soluções. São essas as promessas da publicação. Vamos conferir.
Autora: Brené Brown
Tradutor: Joel Macedo
Editora: Sextante
Não é autoajuda, ao menos é essa minha expectativa quando se trata dessa autora, que toca em temas incômodos. A ideia é que quanto mais fugimos da imperfeição, mais nos fechamos às novas possibilidades. É um alívio só de pensar que não precisamos ser perfeitos ou heróis para vivermos plenamente. A conferir.
Autores: Steven Levitsky e Daniel Ziblatt
Tradutor: Renato Aguiar
Editora Zahar
Penso na aplicabilidade dos conceitos desse best-seller para analisar as organizações. Como as empresas morrem? Quando não modificam sua cultura?
Quando não ouvem e dialogam com seus clientes? Será que as empresas morrem porque não têm habilidade de se rever a partir da escuta de seus públicos?
Acho que pode ser uma reflexão interessante.
Autor: George Orwell
Tradutor: Henrique Aquino Ferreira
Editora: Companhia das Letras
A questão das minorias, os preconceitos e a discriminação estão nesse livro escrito em 1944 e que é tão atual.
As novas gerações devem ler e acho que vão gostar.
Autor: Gabriel Garcia Marquez
Tradutor: Eric Nepomuceno
Editora: Record
Um dos meus atores prediletos nos conduz ao mergulho profundo em nossas dores mais profundas.
Uma vez por mês você receberá nossa newsletter com todo o conteúdo que precisa para Evolluir
Assine já!