Novas competências

Costumo dizer que nascemos em um mundo e hoje estamos em outro, completamente diferente. Os vínculos familiares e profissionais mudaram muito rapidamente e continuam se modificando. Para enfrentar esse novo mundo precisamos desenvolver novas competências. É um aprendizado diário exaustivo e, ao mesmo tempo, um prazeroso desafio. Vamos a elas!

A primeira competência que precisamos desenvolver ao longo da vida é o desapego. Com esta competência podemos nos despertar com mais facilidade para as novas habilidades que sempre nos serão requeridas. Ou seja, o importante é estar aberto a aprender e reaprender, e de preferência, bem rápido.

E por falar em rapidez, hoje, outra competência fundamental é o entendimento e utilização das funções digitais. Esta competência nos garante a agilidade necessária, a desburocratização, a aprendizagem dinâmica, etc. Tente perceber quais atividades são passíveis de automação. Assim você terá mais tempo para se dedicar à estratégia e à criação e tornar-se um profissional essencial ao seu negócio.

Para os profissionais mais experientes, desapegar-se do escritório físico, da secretária que o protegia de tudo e de todos, da expectativa de aposentar-se na empresa em que iniciou a carreira e das estruturas formais de trabalho com organograma e tarefas muito bem definidas, este é um grande desafio. Atualmente, a capacidade de relacionamento em rede e as estruturas mais informais de trabalho têm trazido mais assertividade aos modelos de negócio, facilitando o desenvolvimento de novas conexões e a habilidade de interação com diversos públicos.

Para os novos profissionais, a adaptação também não é um processo simples. O ambiente de negócios continua exigindo sobretudo o pensamento estratégico e analítico, que geralmente são desenvolvidos com a prática e não só com a formação acadêmica. É preciso ter o entendimento do ambiente de negócios como um todo.

Por último vamos falar sobre a competência que para mim é a mais complexa: como fazemos nossa própria gestão diante do bombardeio de estímulos e de tanta informação? Talvez, refletindo e pensando sobre formas inovadoras de ver o mundo e de lidar com ele, fomentando a diversidade dos pontos de vista.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Copyright 2021 © todos os direitos reservados

Fique por dentro da Evolluir.

Uma vez por mês você receberá nossa newsletter com todo o conteúdo que precisa para Evolluir

Assine já!