Mais do que idade, habilidade

Muitas startups têm um cenário dirigido aos millenials. Não gosto muito de dividir as pessoas em gerações porque acredito que existem todos os tipos em todas elas, mas, de forma geral, millenials pensam melhor na era digital.

Isso não quer dizer, no entanto, que quando estiverem mais maduros os millenials permanecerão em uma startup – a não ser que ela saiba abraçar a diversidade. A empresa pode continuar sendo atrativa para essa geração, mas deve reter as pessoas por uma causa maior, trazendo significado ao trabalho, de forma compatível aos seus valores e aos das pessoas que nela trabalham.

Certa ocasião, conversei com um empresário brasileiro que tem negócios no Vale do Silício. Perguntei a ele qual sua maior dor e preocupação quanto à gestão de pessoas ao longo da construção e evolução de sua empresa.

Ele me disse que, no início, precisava de pessoas que “topassem” novos desafios. Então, vieram os millenials, pessoas que fazem o trabalho bem feito e não se importam com a visão a longo prazo do negócio.

Quando ele começou a crescer, porém, percebeu que a empresa estava em um novo momento e que precisava de pessoas que entendessem de gestão e que tivessem uma visão sistêmica de negócio. Foi quando começaram a chegar as gerações mais antigas – o que, segundo ele, foi ótimo. Com uma gestão eficaz, os profissionais mais experientes extraíram o melhor dos mais jovens.

Por essa história que acabei de contar, pode-se perceber que uma empresa, quando amadurece,  pode trabalhar esse mix de gerações ao longo de sua hierarquia de modo que profissionais mais experientes, independentemente da idade que tenham, consigam orientar o desenvolvimento de carreira dos menos experientes, trazendo  maior profundidade ao modelo de gestão.

A convivência intergeracional, mais do que politicamente correta, é saudável e fundamental para qualquer organização que se pretenda, de fato, diversa e plural. Reunir em um mesmo ambiente funcionários de diferentes idades e formações pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento pessoal de cada um, além de uma estratégia simples para impulsionar o sucesso de um negócio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Copyright 2021 © todos os direitos reservados

Fique por dentro da Evolluir.

Uma vez por mês você receberá nossa newsletter com todo o conteúdo que precisa para Evolluir

Assine já!