Lacunas das lideranças e a constante reinvenção

Não é mais segredo que as competências de liderança requeridas no contexto atual estão diretamente ligadas à inteligência emocional.

Crises nos ajudam a identificar lacunas porque nos apresentam um cenário diferente, nunca experimentado antes. Quando as lacunas começam a aparecer é hora da reconstrução e o senso de urgência para recuperar algo perdido que surge nesse processo é o que nos leva a grandes reinvenções.


Revolução requer cultura de aprendizado: aprender para sobreviver

A análise da história nos traz um paradigma evolucionário: sempre que há uma ameaça, avançamos. Isso vale para a comunidade, para pessoas e para empresas.

Para mim, este paradigma ficou evidente durante os dez anos em que trabalhei como executiva de um grande banco no Brasil e no exterior. O banco cresceu muito rapidamente, tanto organicamente como por meio de inúmeras aquisições realizadas. O fenômeno que percebi é que a cada banco comprado meus desafios em RH mudavam, mas os problemas de integração à cultura diminuíam entre os bancos que já estavam sendo incorporados.

O fato é que a cada compra havia um novo “inimigo”. Os “inimigos antigos” se juntavam contra o “inimigo novo” e assim a integração acontecia seguindo seu curso na medida em que um novo contexto se apresentava. Fiquei maravilhada com tudo que o RH poderia fazer nesse cenário. Líderes surgiam rapidamente, novas ideias brotavam e a flexibilidade se apresentava com fluidez. Assim, construímos uma cultura muito peculiar aberta às fusões e ao inusitado.

Podemos chamar todo esse processo de crescimento de resiliência. No caso, a resiliência implicava na cooperação para seguir em frente. Outras formas de resiliência surgem diante da ameaça: equilíbrio emocional, rápido desenvolvimento de competências, habilidade para encontrar aliados e amigos que nos façam mais fortes, estabelecimento de novas parcerias até então inimagináveis, concordância com regras da concorrência e tomadas de decisões antes impensáveis.

Cada vez mais precisamos ser socialmente inteligentes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Copyright 2021 © todos os direitos reservados

Fique por dentro da Evolluir.

Uma vez por mês você receberá nossa newsletter com todo o conteúdo que precisa para Evolluir

Assine já!