
O que é ESG e o papel do RH na sua implantação
O ESG, nova cultura corporativa, tem o objetivo de medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
As discussões sobre diversidade e inclusão, dentro e fora das empresas, nunca estiveram tão fortes e presentes como nos últimos meses.
Desde o necessário apelo por mais profissionais negros em cargos de alta hierarquia no mundo corporativo até a constante batalha enfrentada pelas mulheres para chegar a postos de liderança, não se pode mais fechar os olhos para a importância de ter sociedades e empresas mais plurais e acolhedoras.
Nesse sentido, recentemente a consultoria McKinsey divulgou o relatório “Diversity wins: How inclusion matters”, parte de uma série de análises de business cases sobre diversidade.
O ponto central abordado pela consultoria é: mesmo com uma crise sanitária mundial e seus impactos econômicos, as empresas não devem deixar de lado políticas de diversidade e inclusão. O motivo? Sem diversidade e inclusão não se estimulam a resiliência e a inovação, vantagens competitivas essenciais para a sobrevivência de qualquer negócio.
Como resultado, o relatório traz uma pesquisa feita pela McKinsey com empresas norte-americanas após a crise econômica de 2008-2009. Quando questionada sobre o que considerava ser necessário para superar com êxito uma crise, a maioria dos profissionais enfatizou a importância da equipe de liderança e a capacidade de definir uma direção clara para o futuro da empresa. Em suma, dimensões em que a diversidade desempenha um papel vital.
Os consultores também reforçam o alerta para que o trabalho remoto não se torne um entrave a um ambiente de trabalho mais inclusivo. Isso porque, para alguns grupos de funcionários, como os LGBTQA+, o compartilhamento de aspectos de suas vidas domésticas pode ser incômodo.
O acesso à banda larga e a falta de disponibilidade de espaço físico para um escritório em casa, por exemplo, também são apontados como possíveis barreiras à inclusão. Igualmente, o desafio das mulheres de conciliar a agenda profissional com tarefas da casa também é mencionado.
Por fim, o relatório lista cinco aspectos em que diversidade e inclusão fazem uma significativa diferença no desempenho de uma organização:
Para além de qualquer ganho financeiro ou de reputação, criar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo é uma responsabilidade das empresas para com as pessoas e uma colaboração valiosa para a construção de uma sociedade mais igualitária.,
Acompanhe nossas postagens e notícias.
O ESG, nova cultura corporativa, tem o objetivo de medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Aprenda a desenvolver sua Inteligência Emocional no trabalho para lidar melhor com o estresse e melhorar sua performance.
Com parte da mão deobra trabalhando em regime remoto ou híbrido, as empresas terão de repensar a dinâmica do escritório pós-pandemia.
Uma vez por mês você receberá nossa newsletter com todo o conteúdo que precisa para Evolluir
Assine já!