Felicidade no trabalho

Mitos RH – são tantos mitos e tantas tendências de RH que ficamos confusos. Aqui quero fazer uma reflexão sobre alguns deles.  O primeiro deles é felicidade no trabalho

A ordem agora é ser feliz, em todas as áreas da vida. No trabalho não é diferente. Acho ótimo, as pessoas têm que ser felizes mesmo! Mas felicidade não é um estado eterno.

Existem vales, picos e vice-versa. Assim é que a gente vai aprendendo. Felicidade é o que nos deixa em estado de graça, aumenta nossa energia e dá brilho à vida, mas é preciso entender o que é felicidade para cada um. Na vida e no trabalho.

Muitas empresas confundem felicidade no trabalho com felicidade no ambiente de trabalho. Ter horário flexível, trabalhar com roupas menos formais e mais confortáveis, disponibilizar jogos, ter snack points para funcionários e tantas outras formas de deixar o ambiente mais relaxado é um caminho bem interessante, mas que se não for bem administrado pode infantilizar as pessoas.

A felicidade deve estar ligada à cultura da empresa. Uma empresa mais tradicional provavelmente não tem todos esses diferenciais, mas nem por isso as pessoas que nela trabalham são infelizes. A felicidade deve vir do trabalho que exercemos e de como somos olhados e considerados pela empresa; de um desafio que nos faça acordar felizes para cumpri-lo, pois ele faz sentido para nós. Relacionamentos genuínos no local de trabalho também colaboram para nossa felicidade. 

O importante é que cada empresa saiba atrair o seu público. Organizações que contratam sem uma análise da compatibilidade de valores acabam por tentar moldar, ajustar as pessoas e isso, sim, gera infelicidade.

De nossa parte, cabe procurar uma empresa cuja cultura nos permita exercer nossas habilidades de uma maneira leve. Encontrar onde somos aceitos e podemos compartilhar nossos valores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Copyright 2021 © todos os direitos reservados

Fique por dentro da Evolluir.

Uma vez por mês você receberá nossa newsletter com todo o conteúdo que precisa para Evolluir

Assine já!