Home office: uma alternativa produtiva em tempos de coronavírus

Com a chegada nada bem-vinda do novo coronavírus o trabalho remoto deixou de ser privilégio.

Em tempos de coronavírus, o home office (ou trabalho remoto) passou de regalia a uma das principais medidas de saúde adotadas por empresas para auxiliar a contenção da pandemia.

Lá fora, as primeiras organizações a instituir o home office por conta do Covid-19 foram Amazon, Facebook, Google e outras para as quais esse procedimento não é exatamente uma novidade. Com a rápida disseminação da doença, no entanto, setores mais tradicionais se viram instados a considerar a prática para preservar a saúde dos funcionários e garantir a manutenção, ainda que mínima, de suas atividades.

No Brasil, empresas de tecnologia e finanças, farmacêuticas, e multinacionais de diversos segmentos, decretaram home office total ou parcialmente para seus funcionários. É o caso da XP Investimentos, da Natura, da Mastercard e da Cia. Siderúrgica Nacional, que já têm casos confirmados de coronavírus em seus quadros.

 

Alguns cuidados que as empresas devem tomar nesse momento

Alguns ramos de negócio, por suas especificidades, não têm essa alternativa. Para esses casos sugerem-se cuidados especiais, como higienização redobrada do ambiente de trabalho, distribuição de recipientes de álcool gel, cancelamento ou adiamento de viagens nacionais e internacionais, bem como de reuniões presenciais.

As empresas que optarem pelo trabalho remoto devem pensar em métodos de controle de jornada que não invadam a privacidade do funcionário, como a criação de um documento que especifique a responsabilidade das partes quanto à segurança da informação e à manutenção de equipamentos. Além disso, os gestores devem deixar muito claras as tarefas a serem cumpridas com um cronograma de entrega declarado por escrito, para evitar futuros transtornos.

 

Como ser produtivo trabalhando em casa

Já para o funcionário não há escolha. Gostando ou não do home office, não restará outra alternativa a não ser se adaptar à diretriz da empresa. Para isso, listamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse momento. Vamos lá:

• Lembre-se de que, apesar de estar em outro local, você está trabalhando. Portanto, mantenha seu compromisso com a produtividade.

• Combine com seu gestor quais tarefas precisa entregar e em qual prazo.

• Lembre-se de levar para casa documentos necessários para realizar seu trabalho, mas antes verifique se a empresa autoriza esse procedimento.

• Mantenha contato com o suporte de TI, sobretudo para manter a segurança da informação.

• Faça uma lista de atividades para cada dia, de acordo com as prioridades acordadas.

• Mantenha uma rotina. Se pela manhã toma café e leva as crianças à escola, continue fazendo isso e depois trabalhe.

• Se tiver pequenas tarefas pessoais, como transferência bancária ou marcação de consultas, concentre-as pela manhã, assim você evita futuras interrupções. Na sequência, abra seus e-mails e comece a trabalhar.

• Com a urgência que a situação impõe, talvez você não consiga montar um escritório em casa, mas pode improvisar. Procure um lugar mais silencioso, iluminado, ergonômico e reservado, dentro do possível.

• Faça acordos com quem mora com você para não ser interrompido.

• Veja pelo lado bom: você pode trabalhar com uma roupa confortável (mas nunca de pijama!) e ter uma alimentação melhor e mais barata.

• Caso se sinta só ou precise de alguém para desenvolver uma ideia, recorra ao Skype, WhatsApp ou qualquer ferramenta de interação.

• Mantenha-se 100% comunicável. Faça a empresa perceber que está sendo produtivo, mesmo remotamente, mas não exagere. Não há necessidade de comunicar o que está fazendo a cada cinco minutos.

• Se bem organizado, o trabalho remoto propicia foco. Para contribuir com sua concentração evite conversas pessoais, notificações de celular e TV. Já que terá um tempo livre, pois não terá que se deslocar pela cidade, aproveite-o para assistir ao episódio de sua série favorita depois de encerradas as tarefas do dia.

• Mantenha uma postura profissional nas videoconferências. Evite roupas excessivamente confortáveis e aquela carinha de sono.

• Faça intervalos para água, alongamento e até conversas rápidas com a família. Pode não parecer, mas o trabalho em casa pode ser absorvente e desgastante.

Esse é mais um grande desafio em nossa história que pode ser também uma chance de repensar nossos modelos de trabalho. Empresas que não adotam o home office têm a oportunidade de finalmente perceber que ele pode ser muito produtivo, além de benéfico para a qualidade de vida de seus funcionários e para a mobilidade urbana.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Copyright 2021 © todos os direitos reservados

Fique por dentro da Evolluir.

Uma vez por mês você receberá nossa newsletter com todo o conteúdo que precisa para Evolluir

Assine já!